quarta-feira, 17 de junho de 2009

Dois shows recomendados hoje no Rio: Rodrigo Campos e Jam da Silva

No futebol, costuma-se dizer rodada dupla. Não é exatamente uma sessão dupla, mas quem quiser poderá ir nos dois. E fará bem. O Rio recebe, hoje, dois shows imperdíveis para aqueles ligados no que de melhor tem surgidona prolífica cena musical brasileira atual.

Às 19h30, no Rival, Rodrigo Campos apresenta as canções de São Mateus Não é Um Lugar Assim Tão Longe, lançado há pouco pela Ambulante Discos. É mais uma das boas surpresas surgidas em São Paulo. É fácil associá-lo ao samba, pois de fato há músicas no disco que se enquadram no gênero. A leitura de Rodrigo, no entanto, é diversa, sintetiza o passado e o presente de uma forma incomum. Suas letras recuperam a tradição dos cronistas do samba, como Noel, Elton Medeiros, Nei Lopes e muitas vezes com Paulinho, com quem sua voz guarda semelhanças - pequena e contida - e ao mesmo tempo se aproximam de uma chave diversa, por exemplo, dos sambistas egressos da Lapa Carioca.

O olhar sobre a periferia não exclui a violência latente em suas quebradas dialogando com o rap. Pode ser de uma forma explícita ("California Azul") ou subjacente ("Mangue e Fogo"). Mas também é carregada de humanismo, com seus personagens, fictícios ou não, recorrentes em uma e outra canção. Na terceira pessoa, Rodrigo dá nome próprio a eles, narrando as paixões nutridas nos interstícios de um cotidiano distante do glamour, da felicidade e das facilidades da classe média alta. É no romance, no futebol, na música e na religião que esta população encontra o seu alento.

Mesmo em tal contexto, não há espaço para lamentação. No máximo, Rodrigo oferece um cântico religioso em que professa uma fé cega em um santo desconhecido em "Que Santo É Esse?", talvez, o momento mais bonito do disco, com Luisa Maita nos vocais. A cantora e parceira de Rodrigo faz participação logo mais no Teatro Rival.

Mais tarde, às 22h, no Cinemathèque Música Contemporânea, Jam da Silva apresenta no Rio o show do seu justamente incensado Dia Santo, uma semana depois da estreia afiada em São Paulo. É música nascida do movimento do corpo e que tem também no movimento do corpo o seu fim. É um convite irrecusável à dança. Do primeiro ao último baque percussivo não dá para ficar parado. Um número do show paulista você confere aqui, ou abaixo.



Portanto, não é preciso muito esforço para assistir a ambos. Da Cinelândia até Botafogo não chega a 15 minutos de metrô. Praticamente de porta a porta. Fica a dica.

Nenhum comentário: