quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Catatau e Guizado, breve crônica de um encontro

Nada de ensaio, nem mesmo um telefonema para alguma combinação prévia. Fernando Catatau e Guilherme Mendonça a.k.a Guizado chegaram sem nenhum número preparado para o encontro proposto pelo Pelas Tabelas em uma tarde quente de abril no Zé Presidente. As três músicas resultantes do encontro, vistas parcialmente na edição do programa, nasceram do improviso. Aqui, recordo parte das cenas que presenciamos, ainda que sons e imagens falem por si.

Além da guitarra e da pedaleira, Catatau levou uma bateria eletrônica para fazer a base rítmica. A partir da escolha de uma batida reta em loop constante, sem quebras de andamento, Catatau improvisava uma base harmônica na guitarra, dando margem aos contornos melódicos propostos pelo trompete de Guizado. Aí, então, "sustos" de parte a parte, como definiu o trompetista, iam determinando os rumos das composições instantâneas.

A primeira, que na edição serviu para o encerramento do programa, saiu lenta, arrastada, quase fúnebre. Com notas dispersas por uma mão direita hesitante, a guitarra de Catatau a empurrava para viagens psicodélico-progressivas, enquanto o trompete trafegava pelas dissonâncias do jazz. Um tema próprio a desencontros.

Para o segundo número, Guizado pediu um batida mais acelerada. Escolhido um beat que remetia à música caribenha, imediatamente Catatau improvisou um riff que estruturou a primeira parte. Enquanto Guizado decifrava a sequência harmônica, o guitarrista criou uma segunda parte. Antes de começar a tocar pra valer, perguntou se Guizado poderia acompanhá-lo naquela variação. Permissão concedida, o resultado foi esse:



A música que abre o programa foi a terceira e última da sessão - um blues-rock com riff desenhado em uma sequência de acordes maiores. Reprocessado por pedais de efeito, o trompete soa como guitarra solo. É a música em que os dois estão mais soltos e arriscam maiores desvios do curso estabelecido no começo.

No fim, ouvindo as três músicas, nota-se que nenhuma delas remete diretamente ao som que Catatau e Guizado fazem quando acompanhados por suas respectivas bandas, que aliás, têm dois integrantes em comum - o guitarrista Régis Damasceno e o baixista Rian Batista. Catatau tem se apresentado com uma formação instrumental em um projeto paralelo ao Cidadão Instigado, então, não será estranho que Guizado junte-se a ele qualquer hora dessas para uma participação. Porém, a combinação de guitarra, trompete e beats eletrônicos dificilmente se repetirá.

6 comentários:

Anônimo disse...

Hey, I can't view your site properly within Opera, I actually hope you look into fixing this.

Anônimo disse...

Cara, vc ressuscitou - o blog - e depois morreu de novo.
És um Cristo fajuto. rsrs

PS: Suas opiniões e sua escrita faz falta.

Abraço

Anônimo disse...

Teste

Anônimo disse...

FAÇA ESSA ORAÇÃO, POIS A PESSOA NUNCA MAIS TE ABANDONARÁ, NUNCA MAIS SAIRÁ DO SEU PÉ E TE AMARÁ PELO RESTO DOS SEUS DIAS... FAÇA E VERÁ O QUE ACONTECE EM 10 MINUTOS APÓS PUBLICAR A PESSOA VAI TE LIGAR, TE PROCURAR,é importante ter FÉ. uma oração para o amor muito forte e poderosa!! Pelos poderes de São Cipriano e das três malhas pretas que vigiam São Cipriano (JRC) vai vir agora atrás de mim(RH) Quero que você(JRC)venha de rasto, andando, correndo, apaixonada, cheia de amor e tesão para namorar e casar comigo, o mais rápido possível. São Cipriano, eu terei esse poder: que(JRC) deixe de uma vez, definitivamente, todas os outros homens, amigos, casas e família, para assumir que me ama(RH). São Cipriano faça com que (JRC) me procure ainda hoje e agora, desejando estar comigo ao seu lado. Que(JRC) me admire e me ame muito, quero que(JRC) tenha a certeza que eu sou a pessoa perfeita para ela, o amor da sua vida e que (JRC)não possa mais viver sem mim e tenha a certeza que sou seu!
, e tenha sempre a minha imagem em seu pensamento em todos os momentos de sua vida. Agora com quem estiver,onde estiver(JRC) será arrancado daí, porque o pensamento dela está em mim (RH). E ao me ver que sinta muito tesão, como nunca sentiu por ninguém. E ao se deitar que tenha sonhos eróticos comigo. E ao acordar que sinta muitas saudades minhas. E ao andar pensará em mim (RH) e vai querer me sentir, sentir meus carinhos, me ver, sentir meu cheiro, minhas mãos, me tocar com amor. Que(JRC) queira me abraçar, beijar, cuidar de mim e sentirá prazer até em ouvir minha voz. Que tenha muito ciúmes de mim (RH). São Cipriano, faça(JRC)sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra pessoa e nunca sentirá por ninguém. Que(JRC)sinta ódio e nojo e rejeite todas as outras pessoas que tiverem interesse sexual nela, para dedicar seu amor somente a mim (RH). E que seu amor seja só meu, pois somente comigo sentirá prazer, alegria e felicidade. Eu ( RH)serei tudo na vid!
a dela. Que (JRC) tenha prazer apenas comigo, que tenha tesão !
somente
por mim e que seu corpo seja só meu. Que (JRC) só tenha paz se estiver ao meu lado. Agradeço São Cipriano por estar trabalhando em meu favor. E vou divulgar seu nome e publicando essa oração sete vezes seguidas, em troca de amansar definitivamente (JRC) e trazê-lo apaixonada, carinhosa, devotada, dedicada, trabalhadora, fiel e cheia de desejo, tesão, aos meus braços para que (JRC)assuma o nosso namoro e venha viver comigo, o mas rápido possível. Peço isso aos poderes das três malhas pretas que vigiam São Cipriano. Assim Será, Assim Será, Assim está feito e jamais será desfeito. AMÉM, AMÉM, AMÉM

Anônimo disse...

Hі would you mind ѕharing which blog platfоrm you're working with? I'm
рlanning to ѕtart my own blog soon but I'm having a hard time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs and I'm lоoking
for something completely unique. P.S Мy apologies
for being off-topic but I had to asκ!

Αlѕo visit my homеpage - hcg weight loss reviews
my web page > oral hcg

isabel disse...

Bonita música gracias por compartir
http://farmaciaaltuna.com/