quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Little Joy ao vivo: Roots, Rock, Reggae

Não demorou. Bastou o primeiro show para "No Better Sake", o reggae-rock já liberado no Myspace, cair na rede. A pergunta é: será que Amarante está sentindo falta do coro da platéia?



A voz continua a mesma, mas as linhas de baixo anti-convencionais já não são as mesmas. É só impressão ou Amarante está tocando na base da palhetada? Bem, no vídeo não se ouvem mesmo os graves. O que se destaca é o orgão.

Há também uma inédita, embora a princípio não se tenha certeza. Sem prestar atenção, nem se nota Amarante agora na guitarra, com Binki ao seu lado acompanhando no violão. A batida é outra, mas o clima é o mesmo. A monotonia ensolarada de um fim de tarde californiano refletido no espelho retrovisor de um banheirão vintage.



Música de raiz, não se pode negar.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Disco do Little Joy sai dia 4 de novembro no exterior

Está confirmado para o dia 4 de novembro o lançamento internacional do disco do Little Joy (Rough Trade), projeto que reúne Rodrigo Amarante, o baterista dos Strokes Fabrizzio Moreti e a pouco conhecida entre nós Binki Shapiro. Sobre a sonoridade, nada pode ser dito, mas a lista de canções que integra o álbum já foi divulgada. Serão 11 músicas. Dez têm títulos em inglês e apenas uma em português - "Evaporar", já conhecida da Tuba do Pindzim e do registro no disco Duos (2007), do guitarrista Lanny Gordin. A produção é de Noah Georgeson.

Little Joy:
01 The Next Time Around
02 Brand New Start
03 Play the Part
04 No One's Better Sake
05 Unattainable
06 Shoulder to Shoulder
07 With Strangers
08 Keep Me in Mind
09 How to Hang a Warhol
10 Don't Watch Me Dancing
11 Evaporar

Enquanto isso, o Little Joy sai em turnê com o Megapuss, projeto paralelo de Devendra Banhart e Gregory Rogove, cujo disco de estréia, Surfing, tem lançamento digital marcado para o dia 16 de setembro. CD e LP saem no dia 8 de outubro.

Os laços entre as bandas vão além do fato de excursionarem juntas. Nos shows, Fabrizio Moretti assume a bateria do Megapuss. Além disso, colaborou na letra e fez uma participação vocal em "Theme From Hollywood", que vai estar no disco da banda de Devendra e Rogrove. Amarante também teria participado tocando baixo em algumas faixas. Entretanto, ouvindo as duas músicas disponibilizadas no Myspace do Megapuss é de se supor que o ruivo também colaborou com sua guitarra distorcida. Por sua vez, Rogrove vai integrar a formação de palco do Little Joy. Georgeson também. Duas bandas, uma família musical.

Confira a agenda de shows. Caso você vá viajar para os Estados Unidos nesse mês de setembro, ou esteja com muita saudade de Amarante, é só se programar:

24/09 - San Diego, CA - Casbah
25/09 - Los Angeles, CA - Troubadour
26/09 - Big Sur, CA - Festival in the Forest
28/09 - San Francisco, CA - The Independent
30/09 - Seattle, WA - Neumos
01/10 - Portland, OR - Doug Fir

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Adeus Mestre Salu

Esta é a homenagem de Pindzim a Mestre Salustiano, compositor, rabequeiro, artesão e dançador que foi personagem fundamental para manter vivas e pulsantes as tradições pernambucanas do cavalo marinho, da ciranda, do pastoril, do coco, do maracatu, do caboclinho, do mamulengo e do forró. Sua influência foi fundamental à renovação da música pernambucana iniciada nos anos 90. Não a toa, em 1996, Mestre Salu foi homenageado por Chico Science e Nação Zumbi com "Salustiano Song", canção-tributo a um dos músicos inspiradores do mangue bit, gravada em Afrociberdelia, segundo disco da banda.

Bom de ritmo, por ironia, Salu morreu ontem vitimado por arritmias cardíacas decorrentes da doença de Chagas. Deixou quatro discos como legado -Sonho da Rabeca, Família Salustiano - Três Gerações, Mestre Salustiano e o Cavalo-marinho, e Mestre Salu e a sua rabeca encantada- e uma família de músicos que não deixará que a morte do patriarca encerre uma das mais nobres linhagens culturais do Brasil.

Em maio, Mestre Salu se apresentou no Rio de Janeiro. Pindzim deixa aqui, para todos, a sua última lembrança: um maracatu em homenagem ao Leão Colorado.