segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Adeus Mestre Salu

Esta é a homenagem de Pindzim a Mestre Salustiano, compositor, rabequeiro, artesão e dançador que foi personagem fundamental para manter vivas e pulsantes as tradições pernambucanas do cavalo marinho, da ciranda, do pastoril, do coco, do maracatu, do caboclinho, do mamulengo e do forró. Sua influência foi fundamental à renovação da música pernambucana iniciada nos anos 90. Não a toa, em 1996, Mestre Salu foi homenageado por Chico Science e Nação Zumbi com "Salustiano Song", canção-tributo a um dos músicos inspiradores do mangue bit, gravada em Afrociberdelia, segundo disco da banda.

Bom de ritmo, por ironia, Salu morreu ontem vitimado por arritmias cardíacas decorrentes da doença de Chagas. Deixou quatro discos como legado -Sonho da Rabeca, Família Salustiano - Três Gerações, Mestre Salustiano e o Cavalo-marinho, e Mestre Salu e a sua rabeca encantada- e uma família de músicos que não deixará que a morte do patriarca encerre uma das mais nobres linhagens culturais do Brasil.

Em maio, Mestre Salu se apresentou no Rio de Janeiro. Pindzim deixa aqui, para todos, a sua última lembrança: um maracatu em homenagem ao Leão Colorado.

Nenhum comentário: