terça-feira, 18 de setembro de 2007

O segundo disco de Alessandra Leão

Há um tempo atrás, ao saber que a cantora Alessandra Leão havia sido contemplada pela última edição do programa Petrobrás Cultural, fiz uma breve postagem relatando a notícia. Agora, Pindzim conversou com a cantora que deu mais detalhes a respeito do segundo disco e da turnê por algumas capitais nordestinas (Recife, São Luiz, Salvador e Fortaleza).

Pindzim: Quando deverá acontecer a turnê? Apenas depois do novo disco lançado ou antes disso?
Alessandra Leão: Depois, a turnê será de lançamento do CD nessas cidades.

Pindzim: O disco terá apenas composições próprias e inéditas ou alguma regravação?
Alessandra Leão: Estamos em pleno processo de definir o repertório, porque temos mais músicas do que cabe num CD... Mas, devo gravar praticamente todas as músicas inéditas e faremos apenas uma adaptação de um samba de roda do Mestre Quadrado da Ilha, lá do Recôncavo. Claro que isso ainda pode mudar... mas, no momento tá assim.

Pindzim: O músico africano Kimi Djabaté foi convidado a participar do disco, como será esta participação?
Alessandra Leão: Kimi Djabaté é um músico de Guiné Bissau, ele canta e toca guitarra e cabaça. Tive o prazer de convidá-lo para participar do show que fizemos em Portugal esse ano. Ele deve participar da música que cantamos juntos nessa ocasião, que é de autoria de Juliano Hollanda (meu parceiro em duas músicas do Brinquedo de Tambor e em uma do próximo CD) e chama-se "Partilha".

Pindzim: Esse convite aponta para uma aproximação de sua música aos ritmos africanos?
Alessandra Leão: Um dos meus principais objetivos com a música é que ela me possibilite estabelecer relações criativas com músicos das mais diversas formações possíveis. Ter Kimi cantando comigo foi um grande prazer. Primeiro porque ele é um músico muito talentoso, segundo porque eu escuto muito música africana e nosso encontro acabou sendo mais "natural" do que eu imaginava. Esse ano fui convidada para fazer participar com o Brinquedo de Tambor e também para coordenar em Pernambuco, um festival que envolve os países de língua portuguesa, o Na Ponta da Língua; através dele, tive o prazer de conhecer outros músicos fantásticos da Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe... e já estamos pensando em convidar alguns deles para participar do próximo CD.

Pindzim: Há previsão para o lançamento do disco?
Alessnadra Leão: Se toda a burocracia correr bem, em julho do ano que vem devemos ter a bolachinha na mão.

Pindzim: Espero que o show chegue ao Rio também.
Alessandra Leão: Também espero muito! Beijo grande

Alessandra Leão**************************************

Nenhum comentário: