domingo, 18 de janeiro de 2009

Discos para 2009: Tiê, Sweet Jardim

A cantora e compositora Tiê acaba de disponibilizar em sua página no Myspace mais três faixas de "Sweet Jardim", seu primeiro disco. Com produção de Plínio Profeta, terá dez faixas e deve ser lançado em março.

Anteriormente, Tiê lançara um EP que conquistou elogios diversos, mas agora, com a prévia de "Sweet Jardim", ela demonstra ter encontrado o caminho próprio que vinha tateando. São músicas de curta duração que vão ao âmago da canção, com arranjos simples, eminentemente acústicos, valorizando a voz e as melodias. É como se a melancolia da chanson francesa encontrasse tradução na língua portuguesa, deixando-se contaminar pelas sutilezas da música brasileira passando ao largo de suas referências mais óbvias.

Música que dá nome ao disco, "Sweet Jardim" é pontuada por um bandolim que pinga como as primeiras gotas de chuva em um fim de tarde no campo. O cheiro de água e terra se misturam na trama dos violões, na umidade da interpretação, na densidade poética. Em contraste com o cinza das nuvens carregadas, o mato, a grama, as folhas das árvores brilham nos mais verdejantes tons de verde. O sentimento é difuso, compreende emoções variadas entre "mi maior e lá".

"Aula de Francês" é um folk levado em voz e violão sobre um orgão que soa discreto, criando uma ambiência etérea. A delicadeza da sonoridade de Tiê encontra correspondência na letra que flutua do francês ao português, flertando de verso em verso com a tradição da chanson francesa. Em "A Bailarina e o Astronauta" a amplitude melódica da voz da cantora, acompanhada apenas por piano e cordas, é um convite ao voo: o salto da bailarina em direção ao astronauta que vaga no espaço esquecido da lógica da gravidade.

"Te Vaolorizo" e "Assinado Eu" completam a prévia do futuro disco. Mais do que suficiente para saber que 2009 será lembrado por "Sweet Jardim". E que Tiê nunca mais será esquecida.

Depois de postado este texto, Tiê postou mais uma no Myspace. Cantada em inglês, "Stranger but Mine" está abaixo das demais, mas não compromete a beleza do trabalho.

Nenhum comentário: