Encontrei Lucas Santtana depois do show da Céu no Circo Voador, sábado retrasado, e ele contou que vai comandar um trio elétrico no carnaval de Salvador. Ontem, no Twitter, ele liberou uma música que antecipa o clima da folia. Com batida eletrônica acelerada, solos que emulam a guitarra baiana de Dodô e Osmar e letra que exalta os foliões, "Carnaval quem é que faz?" é uma composição do Lucas que está no primeiro disco do Baiana System. Trata-se do novo projeto de Roberto Barreto - guitarrista do Lampirônicos - cuja proposta é "divulgar e explorar novas possibilidades sonoras da guitarra baiana".
Sem formato definido, ao vivo a banda pode assumir formações variadas. "A idéia principal é que a guitarra baiana interaja num formato de live P.A. com um DJ que assuma as bases sampleadas e/ou tocadas, fazendo inserções de sons e efeitos com liberdade de improvisos. Utilizando-se de recursos como camadas, efeitos e loops, numa concepção que também se inspira na liberdade e psicodelia do Dub".
Tal configuração faz uma ponte entre o carnaval baiano e os sistemas de som jamaicanos. "Pensar o principal meio de divulgação e consolidação da Guitarra Baiana (o trio elétrico) como um tipo especial de Sound System (divulgador do Dub), permite uma nova forma de utilizá-la, explorando mais suas possibilidades de timbragem e a interação com a produção das bases rítmicas, onde a linguagem e a filosofia das “colagens”, do re – criar a partir do existente, se tornam o desafio do Baiana System."
Antes do carnaval, Lucas se apresenta em São Paulo, no Studio SP. É sábado que vem, 30 de janeiro.
6 comentários:
Lucas tb vai tocar aqui no carnaval de Recife, no Rec Beat.
Que tb terá Cidadão Instigado e talvez(cruza os dedos) Céu.
Otto vai tocar no palco principal(merece) do Marco Zero.
Os 4 melhores discos do ano no melhor carnaval do Brasil.
É justo. :>)
José Henrique
Caraca! É isso mesmo, passei o carnaval em Recife em 2005(lá se foram 5 anos) e com certeza é o melhor. Vivo tentando voltar...amo essa cidade!
Já passou da hora de voltar, mocinha.
Lhe garanto que cada ano que passa o carnaval daqui fica maior e melhor.
Os caras tão colocando gente do naipe de Paulinho da Viola, Elza Soares, Dona Ivone Lara pra tocar de graça(aliás tudo é Free) na periferia!
José Henrique
Postar um comentário