segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O carnaval de Lucas Santtana e do Baiana System

Encontrei Lucas Santtana depois do show da Céu no Circo Voador, sábado retrasado, e ele contou que vai comandar um trio elétrico no carnaval de Salvador. Ontem, no Twitter, ele liberou uma música que antecipa o clima da folia. Com batida eletrônica acelerada, solos que emulam a guitarra baiana de Dodô e Osmar e letra que exalta os foliões, "Carnaval quem é que faz?" é uma composição do Lucas que está no primeiro disco do Baiana System. Trata-se do novo projeto de Roberto Barreto - guitarrista do Lampirônicos - cuja proposta é "divulgar e explorar novas possibilidades sonoras da guitarra baiana".

Sem formato definido, ao vivo a banda pode assumir formações variadas. "A idéia principal é que a guitarra baiana interaja num formato de live P.A. com um DJ que assuma as bases sampleadas e/ou tocadas, fazendo inserções de sons e efeitos com liberdade de improvisos. Utilizando-se de recursos como camadas, efeitos e loops, numa concepção que também se inspira na liberdade e psicodelia do Dub".

Tal configuração faz uma ponte entre o carnaval baiano e os sistemas de som jamaicanos. "Pensar o principal meio de divulgação e consolidação da Guitarra Baiana (o trio elétrico) como um tipo especial de Sound System (divulgador do Dub), permite uma nova forma de utilizá-la, explorando mais suas possibilidades de timbragem e a interação com a produção das bases rítmicas, onde a linguagem e a filosofia das “colagens”, do re – criar a partir do existente, se tornam o desafio do Baiana System."



Antes do carnaval, Lucas se apresenta em São Paulo, no Studio SP. É sábado que vem, 30 de janeiro.

6 comentários:

Anônimo disse...

Lucas tb vai tocar aqui no carnaval de Recife, no Rec Beat.
Que tb terá Cidadão Instigado e talvez(cruza os dedos) Céu.
Otto vai tocar no palco principal(merece) do Marco Zero.
Os 4 melhores discos do ano no melhor carnaval do Brasil.
É justo. :>)

José Henrique

Priscilla Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscilla Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscilla Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscilla Oliveira disse...

Caraca! É isso mesmo, passei o carnaval em Recife em 2005(lá se foram 5 anos) e com certeza é o melhor. Vivo tentando voltar...amo essa cidade!

Anônimo disse...

Já passou da hora de voltar, mocinha.
Lhe garanto que cada ano que passa o carnaval daqui fica maior e melhor.
Os caras tão colocando gente do naipe de Paulinho da Viola, Elza Soares, Dona Ivone Lara pra tocar de graça(aliás tudo é Free) na periferia!

José Henrique